(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

12 de março de 2016

A fotografia - A arte mais desafiadora

    Pintores do séc. XVI utilizavam para ter esboços de suas pinturas, hoje em dia ainda é  muito usada para diversas finalidades e vem sofrendo constante evolução tecnológica, a fotografia começou a ser um produto de consumo em 1888 quando a Kodak fez a divulgação de uma câmera que não era de uso profissional, que qualquer pessoa poderia usar.


   A fotografia não tem um único criador, até se tornar um produto para o consumo demorou aproximadamente uns 150 anos, nesse tempo com invenções de como revelar as fotos, cada vez ia diminuindo o tempo para ficarem prontas e chegaram até a cogitar que após criarem o daguerreótipo (câmera fotográfica) que seria o "fim das pinturas" mas isso acabou impulsionando o Impressionismo.

Considero a fotografia uma arte desafiadora, porque realmente abalou a mundo das artes, as pinturas, desenhos são vistos de uma maneira diferente a partir do surgimento de algo que podia captar imagem em menos tempo do que uma pintura. Mas ao mesmo tempo é apaixonante como uma fotografia pode transmitir sentimentos, mesmo hoje, com fotografias digitais, é algo que não ficou preso no tempo, que evolui e  que agrada à todos.

Alguns não consideram a fotografia como arte, pois qualquer um pode produzir e reproduzir, mas é claro, que eu  discordo, pois vai captar um momento e isso é como se fosse uma verdadeira pintura. 
A fotografia está em todos os âmbitos e mostrando a arte que há na moda, música, pinturas e paisagens, é fascinante uma invenção de mais de 300 anos ser tão usada em todas as profissões e ao mesmo tempo ser tão simples,  cativante e eterna.


Para desenhistas assim como eu, que recebem uma fotografia para desenhar, sabem que é uma grande responsabilidade reproduzir algo que já foi eternizado, é um desafio maior ainda ter que desenhar uma foto, é mais fácil criar um desenho, pois vendo uma foto, percebo que não é só o meu trabalho que está ali, mas sim, o do fotógrafo, e os traços que gosto de captar e realçar, geralmente já tomaram destaque na foto. Está cada vez mais difícil para os desenhos competirem com as fotografias artísticas, mas a fotografia terá um lugar guardado na arte e foi criada para ajudar todos os meios que a influenciam e vai ter minha eterna admiração.