(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

18 de março de 2016

Desenhos - desde a pré-história até hoje 'o'

   A pintura rupestre é o tipo de arte mais antiga da história, teve início no período paleolítico superior, são desenhos que foram encontrados em cavernas, representavam principalmente animais selvagens, linhas, círculos e homens caçando. Só em 1902 a ideia de que pinturas rupestres foi aceita como arte por especialistas.



  Surgiu como forma de comunicação na pré-história, facilitou muito os estudos de como era a vida dos homens das cavernas, o que eles comiam, com o que caçavam, etc...
  Além de desenhos nas cavernas, também usavam blocos de barro ou argila, tecidos, folhas de palmeira, pedras, ossos de baleia, papiro (espécie de papel mais fibroso muito usado pelos egípcios), couro e bambu, já que os chineses  conseguiram esconder por quase 600 anos o papel que conhecemos hoje, foi descoberto em 105 d.C.
   Como os primeiros desenhos foram feitos em cavernas, dá pra perceber qual utensilio foi usado para criar essas artes, os homens pré-históricos usavam os dedos, os babilônicos usam pedaços de madeira e ossos em formatos de cunha, daí o nome da escrita cuneiforme, após a invenção do papiro começaram a usar pedaços de madeira e ossos molhados em tinta vegetal, depois o carvão e as penas, que no séc. XVIII passaram a ser de metal e em 1884, Lewis patenteou a invenção da caneta tinteiro, a precursora da caneta esferográfica.

A Evolução...
Os desenhos foram evoluindo conforme os anos, a tinta nanquim foi inventada pelos chineses, porém, foi no Japão que os samurais divulgaram a tinta, através de suas artes sobre a natureza. 
Na idade média com a falta de perspectiva os desenhos tinham cenário fora da realidade.


Já no Renascimento os desenham se aprofundaram na anatomia humana e então mais parecidos com a realidade.

Depois veio o desenho industrial, desenhos voltados para projeção máquinas.
Em 1890, surgiu a primeira revista em quadrinhos da história, foi lançada pela Comic Cuts por Alfred Harmsworth.

As charges e caricaturas ficaram populares após a primeira Guerra Mundial, e após a Segunda Guerra, as animações começaram a ser mais utilizadas.
As evoluções foram tantas dos anos 90 em diante que nem dá pra falar uma por uma, são muitas modalidades, como, cartuns, charges, desenhos técnicos, desenho artístico, caricatura, animes, mangás, grafite e muito mais, nasci nos anos 90 e crescer com essa evolução nos desenhos é o que me faz ser apaixonada por arte e estar sempre estudando mais.

Shurato, 1990
Capitão Planeta, 1990
Doug, 1991
Timão e Pumba, 1995