(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

7 de março de 2016

Dragões - Uma criatura mitológica fascinante

Os dragões assumem, em cada cultura, uma função e uma simbologia diferente, podendo ser fontes sobrenaturais de sabedoria e força, ou simplesmente feras destruidoras.

FORMAS:  
Alguns com forma de serpentes e crocodilos da Índia até as serpentes emplumadas adoradas como deuses pelos astecas, passando pelos grandes lagartos da Polinésia e por diversos outros, variando enormemente em formas, tamanhos e significados.








Com muitos filmes falando sobre dragões e sendo uma parte da mitologia que com o passar do tempo e dos povos ia mudando as características desta criatura, podemos dizer que, ele está em praticamente todas as histórias criadas através de mitos e culturas antigas. 



    Dados os seus aspectos, não me parece um "animal" amigável e querido, mas na china ele é considerado um simbolo nacional, responsáveis pela chuva e produções nos campos. Lembra um pouco a cultura japonesa, os dragões eram deuses dos mares, vulcões e maremotos, já que eram fenômenos climáticos comuns e eles acreditavam que tudo estava interligado.

Resultado de imagem para dragão shrekMesmo sendo uma figura importante ou mágica, ainda sim, eram maus e perversos, então é claro, na mitologia também fala daqueles dragões bonzinhos, que protegiam a humanidade, contados em algumas histórias, principalmente no Egito, onde dragões lutavam contra dragões maus que pareciam uma serpente gigante, isso era visto (simbologia) como se fosse o fim dos tempos, e assim também era visto pelos cristãos no ocidente antigo.




A existência de dragões é rara na América, mas de acordo com o folclore brasileiro existiu o Boitatá, uma cobra gigantesca que cospe fogo e defende as matas daqueles que as incendeiam.
Ao pesquisar sobre dragões podemos perceber que eles na maioria das vezes, estão lutando contra Deuses ou guardando algum tesouro. O que de fato conclui-se que é umas das partes da mitologia mais fascinante e que são estudados até hoje para saber se é mito ou se é a evolução de alguns répteis.


Bonzinhos ou não, adoro desenhar e ver desenhos sobre Dragões, e se mais alguém gosta, pode comentar o que sabe sobre eles ou deixar uma imagem.