(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

10 de março de 2016

O QUE É ARTE ABSTRATA ?

   Em meados dos anos 1929 e 1936, uma forma de arte que não representa a realidade da maneira concreta como conhecemos surgiu, a arte abstrata já vinha sendo citada desde o início do séc. XX para se referir ao cubismo e ao futurismo, pois usavam elementos da realidade natural, resultando em obras que não eram uma imitação do que era real e concreto. 
   O que entendemos por ABSTRATO é uma imagem sem formas, e que algumas pessoas podem achar sem sentido, esquisito, etc.
   Os artistas plásticos fundaram a associação de abstracionismo com o intuito de contrapesar o surrealismo, uma influência muito importante na época para essa realização foi a publicação do Manifesto da Arte Concreta (1930),  onde o concretismo seria uma manifestação da arte abstrata.


 A arte abstrata descreve a imaginação como sendo algo interligado a uma necessidade de se expressar e fugir da realidade, chamamos de Abstracionismo lírico foi influenciado pelo expressionismo.








Outro tipo de arte abstrata conhecida tem o foco na racionalização e sua interpretação é com base em análises intelectuais e cientificas. chamamos de abstracionismo geométrico foi influenciado pelo cubismo e o futurismo.
Após o abstracionismo lírico e geométrico surgiu vários tipos de artes abstratas, isso é uma parte da arte que desafiou o realismo e que tem inúmeras traduções de expressar o que não se condiz com nossa realidade e vem influenciando e sendo influenciada pela música, a moda, grafites de rua, etc.