(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

17 de março de 2016

Tipos de papeis que uso

Dia 29 de fevereiro tem o post de " Tipos de lápis que uso", confira no blog!

 Esta invenção dos chineses com mais de 3 mil anos, até hoje é muito usada para desenhos.
 Existem diversos tamanhos...



E diversas gramaturas...

Sulfite - (apergaminhado) É um papel comum que encontramos de diversos tamanhos, contém sulfito de sódio na composição, por isso o nome.
Vergé ou Vergê - Papel mais grosso que o sulfite, mas é mais macio e fino que a cartolina, composto 100% de fibras de eucalipto plantadas.
Couchê - A diferença para o sulfite é que este papel tem na composição carbonato de cálcio, caulin, látex entre outras coisas que deixam mais liso, por isso é mais usado para impressões. Tem o L1 que é quando só tem em um dos lados a cobertura e L2 quando tem nos dois.

Existem marcas mais conhecidas no mercado como Canson, Fabriano, Scoeller, Daler entre outras.
Cada marca tem desde o mais resistente até o inferior, e a textura é o que mais ajuda um desenhista além da gramatura do papel, então os mais inferiores são os acetinados, da pra desenhar com o lápis, mas é mais comum ser usado para imprimir convites, os texturas finas são excelentes para lápis de cor, giz de cera e lápis graduação B, os texturas médias são recomendados para pintar com aquarela, pintar com pastel.

   É difícil encontrar todas as gramaturas em todos os tamanhos, por isso, quando uso folhas brancas, procuro primeiro a gramatura que vai me ajudar, que é variável de acordo com o desenho que vou fazer, devido alguns desenhos eu ter que retocar muitas vezes e outros serem coloridos, é importante que o papel seja resistente e então, as gramaturas acima de 120g/m² são ideias, utilizo frequentemente 224g/m² da Canson e recomendo para qualquer tipo de desenho, encontro nos tamanhos A2, A3 e A4.
   Utilizo todos os tamanhos do quadro que deixei como exemplo, porém como eu falei, a gramatura é importante então, nem todos os tamanhos eu consigo fazer um bom desenho, pois não tenho a folha na gramatura que quero.    
    O tamanho que mais me pedem é o A0 ou o A1, é difícil de encontrar as gramaturas que ajudam, o tamanho A1 eu geralmente encontro no máximo 140g/m² e o A0 eu já encontrei o 320g/m², mas é difícil desenhar sem quebrar as fibras do papel, por isso uso A0 na gramatura 250g/m², gosto de fazer desenhos grandes, e estou sempre procurando materiais diferentes.
 Já do tamanho A4 até o A10, encontro com qualquer gramatura e com variedade de cores.




Estou conhecendo o papel Craft, que eu usava mais como papelão ondulado.
Craft é uma mistura de papeis, sendo parda a cor mais característica, mas é encontrado em outras cores. O tamanho A4 e A3 são os que mais me interessei, encontrei com uma gramatura excelente, acima de 140g/m² e até 400g/m², e vai ser um diferencial nos meus trabalhos.