(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

7 de abril de 2016

Como alguns pintores marcaram épocas

Em um top 10 dos pintores que mais gosto, a escala é desde 1452 com o nascimento do primeiro pintor comentado até 1962 com a morte o último dos pintores que vou citar, vamos comentar sobre as obras, a história de cada um, nesses 500 anos que arte.

1º Leonardo di Ser Piero da Vinci
Nasceu na Itália em 1452, um dos pintores mais importantes do Alto Renascimento, além de pintor se destacou também como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.
 Um homem que tinha ideias muito à frente do seu tempo, considerado um gênio da história, com multi talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade, além de suas obras polêmicas. Faleceu em 1519.



Admirado até hoje, Leonardo é um mito, reconhecido e homenageado desde sempre.






                

                                           OBRAS:


Monalisa
O homem vitruviano 



















2º Albrecht Dürer

Nasceu na Alemanha em 1471, foi um gravador,  pintor
 ilustrador,matemático e teórico de arte alemã e, provavelmente, o mais famoso artista do Renascimento nórdico.
É considerado como o primeiro grande mestre da técnica da aquarela, principalmente no que diz respeito à representação de paisagens, mesmo sendo meu segundo pintor favorito, alguns críticos alegam que a força da obra de Dürer reside mais no seu trabalho enquanto desenhador e gravador do que no de pintor.
Faleceu em 1528.



                                                                 OBRAS:


Adoração dos magos
A lebre














3º Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni

Nasceu na Itália em 1475, além de pintor, foi escultorpoeta arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente, se desenvolveu na transição do Renascimento para o Maneirismo, e seu estilo sintetizou influências da arte da Antiguidade clássica.
Foi quem pintou o teto da Capela Sistina
Faleceu em 1564.



 Foi um dos primeiros artistas a ter sua biografia publicada ainda em vida. Um dos poucos artistas que foi capaz  de expressar a experiência do belo, do trágico e do sublime numa dimensão cósmica e universal.


                                   OBRAS:


A criação de Adão
Julgamento final












4º Joseph Mallord William Turner
Nasceu na Inglaterra em 1775,  pintor romântico, considerado por alguns, um dos precursores da modernidade na pintura, em função dos seus estudos sobre cor e luz.
Começou como pintor topográfico e aos poucos passou a pintar paisagens, seus trabalhos transmitiam uma emoção extrema e foi considerado o ponto culminante da paisagem romântica.
Foi qualificado por muitos historiadores como o primeiro pintor de vanguarda, e precursor do Impressionismo.
Faleceu em 1851.


                                                            
                                        OBRAS:

Castelo Arundel, com arco-íris
Erupção do Vesúvio
















5º Ivan Ivanovitch Shishkin

Nasceu na Rússia em 1832,  um pintor paisagista associado ao movimento dos Itinerantes, o seu método foi baseado em estudos analíticos da natureza.
Ele tornou-se famoso por suas paisagens de florestas, além de ter sido um desenhista além de seu tempo. Os seus trabalhos tem detalhes poéticos das estações do anoflorestas, natureza selvagem, fauna e flora.
Faleceu em 1898.







                                                                    OBRAS:


Campos de Centeio
Manhã no Bosque













6º Oscar Claude Monet

Nasceu na França em 1840, o pintor mais célebre entre os pintores impressionistas, pois o termo Impressionismo surgiu devido a partir de um de seus primeiros quadros, que revolucionou o mundo da pintura.
Quando foi estudar pintura acadêmica na universidade, ficou decepcionado, então foi estudar com Charles Gleyer em Paris, juntos desenvolveram a técnica de pintar o efeito das luzes com rápidas pinceladas, o que mais tarde seria conhecido como impressionismo.
Faleceu em 1926.




                                                                   OBRAS:
Impressão, nascer do sol
Regata em Argenteuil


















7º Vincent Willem van Gogh

Nasceu na Holanda em 1853, um pintor pós-impressionista, suas obra inclui, retratos, autorretratos, paisagens e naturezas-mortas ciprestes, campos de trigo e girassóis. Van gogh desenhava desde criança, assim como eu, mas o início das pinturas só foi depois de seus 20 anos e muitas de suas obras só foram finalizadas 2 anos antes de sua morte. 
Um dos pioneiros estabelecedores da ligação entre as tendências impressionistas e as aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do século XIX, como por exemplo o expressionismo, o fauvismo e o abstracionismo.
Faleceu em 1890.




                                                      OBRAS:
A noite estrelada
Terraço do café em Arles à noite



















8º Pablo Ruiz Picasso

Nasceu na Espanha em 1881, além de pintor, foi escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo. Conhecido como o co-fundador do Cubismo, realizou diversos desenvolvimentos revolucionários no início do séc. XX.
 Suas obras são classificadas em períodos, até a adolescência fez pinturas realistas, os período mais aceitos de suas obras foram, o período azul, período rosa, período africano, o cubismo analítico e o cubismo sintético, já seus últimos períodos foram controversos.
 De renome internacional, conseguiu fama e fortuna graças às suas conquistas artísticas e revolucionárias, tornando-se o artista mais conhecido do séc. XX.
Faleceu em 1973.
                                             
                                                    OBRAS:

Evocação - O funeral de casagemas
Rapaz com cachimbo





















9º Amedeo Clemente Modigliani


Nasceu na Itália em 1884, um artista plástico, pintor e escultor, tornou-se célebre sobretudo por seus retratos femininos caracterizados por rostos e pescoços alongados, à maneira das máscaras africanas. Passando por diversas fases de questionamento e transições, seu estilo não era marcado de nenhuma escola, possuía um estilo próprio e autônomo. Com obras de desnudamento da alma humana, seu estilo faz parte de um momento em que a arte pictórica, confrontada à fotografia, lutava para manter seu espaço, seus valores e sua estética.
Faleceu em 1920.



                                                               OBRAS:

O grande nu
O violoncelista 






















10º Candido Torquato Portinari

Nasceu no Brasil em 1903, pintor e artista plástico, Portinari é considerado um dos artistas mais prestigiados do Brasil e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.
Os dois anos que passou vivendo em Paris foram decisivos no estilo que consagraria Portinari, renovado, muda completamente a estética de sua obra, valorizando mais cores e a ideia das pinturas, quebra o compromisso volumétrico e abandona a tridimensionalidade de suas obras. 


Aos poucos o artista deixa de lado as telas pintadas a óleo e começa a se dedicar a murais e afrescos.
Faleceu em 1962.






                                                       OBRAS:


O Lavrador de Café
Mestiço