(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

1 de abril de 2016

Como desenhar rostos

Confira também, dia 4 de março "como desenhar mãos", 9 de março "como desenhar olhos, 15 de março "como desenhar dentes"!




    Depois de praticar tanto, olhos, nariz e boca, descobre que não consegue captar os traços para contornar um rosto, isso pode acontecer, mas é muito variável. Tem pessoas que acham mais fácil começar desenhando o contorno, e é o que a maioria faz, e tem pessoas que começam desenhando do centro do rosto e deixando o contorno quase como acabamento.

   Pra mim depende muito da imagem que vou fazer, mas vou deixar dicas de como eu faço a maioria dos rostos e é uma maneira muito fácil e que como sempre digo, basta praticar e prestar atenção no que se está fazendo, que seu trabalho vai sempre melhorar.
 






Tudo começa com um bom rascunho, marcar onde vai desenhar cada detalhe, em um rosto é tão complexo quanto desenhar o corpo por inteiro. Os rostos são diferentes, é claro, mas dá pra começar a desenhar qualquer desenho com as marcações.
Quando começo a desenhar um rosto eu faço poucas marcações, mas não recomendo as pessoas que não tem costume de desenhar todos os dias, assim como eu, a saírem desenhando o que estão vendo, sem marcar ou sem rascunhar primeiro. 
Faça um traço que será a linha dos olhos, e uma linha na vertical marcando o centro do rosto, depois pode já começar a desenhar os olhos e as sobrancelhas como eu faço, ou faça todas as marcações com base nessa cruz do início, observando o rosto, irá perceber que a distancia dos olhos para o nariz é a mesma distancia dos olhos para a linha que começa o cabelo e do nariz para o queixo, formando, então, 5 linhas na horizontal. É importante fazer o circulo da primeira linha até a quarta linha, se caso, for desenhar o mesmo rosto de perfil, assim não perderá as medidas.



Existem pelo menos 8 tipos de formatos de rostos que após fazer as marcações, vai precisar saber para contornar esse rosto, o que muda de um formato para o outro é os detalhes do queixo, maxilar, a testa e as maçãs do rosto. Costumo dizer que o formato quadrado é o mais fácil para desenhar e o hexagonal o mais difícil , mas isso é só no começo.
Mudar o formato de um rosto no desenho, muda tudo, então, tome cuidado quando for rascunhar.