(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

26 de abril de 2016

Desenhos de cabelos



    É difícil desenhar cabelos sem errar, isso porque, é um dos elementos essenciais no desenho. Há vários tipos de cabelos, mas eu tenho uma única maneira de começar o desenho, quando eu já tenho o rascunho do rosto, eu faço as marcações de onde vai ser o cabelo, logo após, inicio pela raiz, vou escurecendo e marcando as  mechas, sem precisar destacar muito cada fio, até porque, é quase que impossível e muito trabalhoso fazer fio por fio.
    As cabelos compridos são meus favoritos para desenhar, os claros são os mais fáceis e os cacheados os mais complicados para finalizar o desenho, mas admito que eu nunca fui muito detalhista para desenhos de cabelos, mas depois de praticar cada tipo, tamanho e cor, vai ficando cada vez mais fácil.





Independente do cabelo ser claro ou escuro, em desenhos vai ter sempre um brilho, as pontas precisam de um acabamento leve, sem traços muito marcados.

Um dos materiais de desenhos mais importantes para desenhar cabelos, barba, etc., é o boleador, serve para "marcar" na folha antes de começar a sombrear, é indicado para gramaturas maiores que de sulfite, o boleador vai riscar no papel, essa marcação precisa ser feita no sentido dos fios na parte do desenho que vai ter reflexos, após sombrear, as marcações do boleador vão de destacar e fica mais realista os cabelos.


      Desenhar cabelos, não quer dizer que precisa ser exatamente igual, é um dos poucos detalhes no desenho que se pode mudar, pode destacar mais mechas, deixar com mais brilho, a partir do momento que conseguir fazer cada etapa, cada desenho vai ver mais detalhes e vai conseguir corrigir os erros.
Com o passar do tempo, eu aprendi a dedicar um tempo desenhando só o cabelo nos desenhos, antes eu apenas rascunhava, sombreava e fazia o brilho, não prestava atenção no acabamento, o que é importante no desenho, deixar os traços suaves, as partes escuras, bem sombreadas, para que as partes claras se destaquem.