(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

22 de abril de 2016

O papel machê

O papel machê foi desenvolvido na china 2000 a.C, mas sua origem é francesa, , e foi na Europa que começou a ser usado para criar objetos de decoração.


     Os objetos de decoração de papel machê são meus favoritos, existem diversos tipos, principalmente, em esculturas.
     O principal material usado é o papel picado, misturado com cola e algumas vezes com gesso de secagem lenta. Pode colocar em uma forma, moldar ou criar do zero, vai depender de como vai começar o processo, de desmanchar totalmente com água e cola, ou somente picar e ir colando aos poucos, o efeito no final é o mesmo praticamente, após secar, se transforma em uma obra de arte bem consistente e se cuidar, pode durar por muito tempo.
 
     O resultado é muito legal, mas nem todo mundo gosta de fazer papel machê porque, tu vira uma bagunça de cola, faz muita sujeira, tem que ter muita paciência durante o processo, separar um canto e forrar de jornal o máximo que der, mesmo se não utilizar o liquidificador para misturar, ainda sim, vai sujar, então, quando for fazer os trabalhos com papel machê, escolha bem e espere  secar a cada etapa, pois o resultado após pintado é quase que inacreditável.