(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

28 de abril de 2016

Sabe o que é Bazantar?

Pouco conhecido e nada discreto, o Bazantar é um instrumento musical bem estranho, um contrabaixo acústico, com 5 cordas e com um adicional de mais 29 cordas de ressonância, e não é só isso, ele tem mais 4 cordas que fazem um "zumbido".


Além de estranha aparência, a ressonância do Bazantar é diferente de qualquer outra coisa já ouvida, estende-se a quatro oitavas, um som muito interessante, é o instrumento perfeito para trilhas de filmes de suspense.


O Bazantar foi feito sob medida para seu inventor maluco, o baixista Mark Deutsch, esse alemão começou a explorar a música clássica no norte da Índia, isso fez com que ele se aprofundasse mais no estudo da música. Em 1993 ele fez o primeiro teste com um protótipo do Bazantar, a dificuldade estava na engenharia de um projeto que seria capaz de suportar a tensão das cordas adicionais. Idealizou a solução original de construção de uma caixa separada que contêm ambos os cordas simpáticas e a tensão resultante, o que, em seguida, ser montado sobre o instrumento.
 Depois de muita experimentação, uma versão finalizada foi concluída em outubro de 1997.




Em 1999, Mark patenteou sua ideia. 
É um instrumento único, mas parece com uma fusão de vários instrumentos, indianos, franceses, etc.
Se distinguindo dos demais instrumentos com seu som poderoso e complexo, o Bazantar é o instrumento mais maluco que já ouvi.