(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

21 de abril de 2016

Tipos de borrachas para desenhos

confira também:

Dos materiais que uso, o que eu mais procuro são as borrachas. Atualmente, eu uso borrachas que são fáceis de encontrar em papelarias, mas que, me ajudam bastante.



A borracha é essencial para fazer qualquer desenho, por isso, é preciso conhecer os materiais certos para desenhar, seja para praticar ou simplesmente, para saber qual é a melhor e entender que dependendo do material, o valor do desenho muda.
A qualidade do material pra mim, é variável dependendo da marca e da composição, Para muitas pessoas é confuso escolher uma borracha com tantas opções de tamanho, cor, consistência, etc., mas o que sempre fiz para ter o material certo, foi classificar de acordo com o finalidade da borracha, um desenho realista que tem traços finos, muita sombra e brilho, para conseguir um efeito desejável eu sempre usei borrachas próprias para desenhos artísticos, dá pra usar as borrachas escolares, mas a qualidade do desenho sempre vai depender da qualidade do material.


A primeira borracha que ganhei para desenhar tinha duas cores (vermelho e azul), diziam que um lado apagava até caneta, mas quem acreditava, acabava rasgando a folha do caderno, depois dessa borracha eu não usei mais nenhuma colorida, acho que traumatizei, uso atualmente essas borrachas canetas ou as borrachas plásticas. 
A borracha se tornou um material dispensável nos rascunhos, eu só uso a borracha quando eu vou fazer áreas do desenho que tenham brilho, reflexo, luminosidade.




A borracha escolar, é macia e é recomendada apenas para apagar lápis e lapiseira, somente os traços, não recomendo para áreas de  luz no desenho, porque vai borrar, ou não vai apagar perfeitamente, então não use em desenhos realistas.








Há quem diga que usar a borracha plástica para desenhos é um desastre, que ela acaba não deslizando no papel e acaba amassando a folha, e de fato é verdade, usar esse tipo de borracha o tempo inteiro no desenho é complicado, tem que ter muito cuidado, não é com todos os tipos de papeis que ela ajuda, mas eu gosto desse tipo de borracha, mas não uso somente ela para desenhar, só para fazer alguns rascunhos ou pra desenhos que irão ficar comigo.




Se estiver procurando uma borracha quase que perfeita para desenhos, a limpa-tipo ou miolo de pão é a melhor, excelente em acabamento de desenhos que tem áreas mais claras, remover traços e a poeira do grafite, carvão ou pastel seco que se forma na elaboração do desenho. Eu usei as cinzas, mas sei que tem as coloridas que dizem que podem manchar o desenho, por isso, recomendo a cinza.




A caneta borracha como eu chamo, é uma das melhores borrachas que tenho, não é sempre que uso o esfuminho, então eu sujo os dedos quando estou sombreando, e com esta caneta consigo limpar o desenho. Uso bastante para finalizar os meus desenhos técnicos e artísticos, dentro da caneta tem a borracha plástica que pra mm, ela não borra e nem esfarela, é macia e gosto de trabalhar com ela.