(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

6 de maio de 2016

Mitologia: Centauros



Conhecido da mitologia grega, os Centauros são seres metade cavalo e metade humano, são extremamente fortes e eram tratados como uma espécie de monstro.
É o símbolo de sagitário nos zodíacos, além disso, representam os conflitos típicos dos humanos, a razão, a emoção e a violência. 

É um mito, lenda que está quase sempre associado à batalhas bárbaras, manifestando seu lado animal. 




















São seres fantásticos que habitavam montanhas e bosques gregos, eram sociáveis, porém violentos.

Em séries:
Na popular série de livros de C.S. Lewis, As Crônicas de Nárnia, os centauros são retratados como criaturas sábias e nobres. Eles são observadores de estrelas, tem o dom da profecia e da cura, e gostam de guerrear, uma raça feroz e valente, sempre fiel ao Alto Rei Aslan, o leão.
Na série de J.K. Rowling, Harry Potter, os centauros são retratados como seres inteligentes e orgulhosos. Centauros vivem na Floresta Proibida perto de Hogwarts. Embora diferentes daqueles observados em Nárnia, vivem em sociedades chamados rebanhos e são hábeis na arte da cura, no uso de arco e flecha, possuem o dom da profecia e praticam a astrologia. Apesar das representações no cinema, que incluem seres muito animalescos, com certas características faciais, a reação das meninas de Hogwarts para Firenze sugere uma aparência mais clássica.
Na série de livros Percy Jackson e os Olimpianos, de Rick Riordan, eles são vistos como os festeiros que usam muita gíria americana e são considerados selvagens e sem civilização. Quíron é mais como os centauros clássicos (da mitologia grega), fiel, sendo treinador dos heróis, qualificados no tiro com arco e sábio.
Na série Fablehaven, de Brandon Mull, os centauros são retratados como um grupo orgulhoso e elitista de seres que se consideram superiores a todas as outras criaturas. No quarto livro, também tem uma variação da espécie chamada de Alcetauro, que é parte homem, parte alce.
No livro de Michael Ende, A História Sem Fim, há Cairon, um centauro sábio. Centauros são vistos no filme Fantasia (Disney), de 1940.